17 August 2017

História

DEZEMBRO/2009

PRIMEIROS PASSOS E FUNDAÇÃO DA FENASEPE

O projeto de criar uma Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais surgiu em 2009, durante o Congresso Nacional da CUT, fruto do debate entre vários dirigentes sindicais da esfera estadual, sobre a necessidade de integração entre os vários sindicatos de servidores/empregados públicos estaduais existentes no Brasil, sobre a necessidade do ramo se organizar, inclusive para ter representação na Direção da CUT Nacional – éramos, até então, o único ramo não contemplado na Direção da Central.

Em dezembro de 2009, foi realizada a plenária de fundação da entidade, aprovado o Estatuto, o Plano de Lutas e eleita a Direção Nacional Provisória da FENASEPE – Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal, que tinha como principal tarefa organizar o 1º Congresso e iniciar o processo de regularização da Entidade junto ao MTE.

2010 – ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO INTERNA

Em 2010, diante de uma conjuntura eleitoral em que a maioria do movimento sindical se dedicou também ao processo eleitoral, houve certo arrefecimento das lutas, momento em que a Federação direcionou os seus esforços para a sua organização e estruturação interna. No dia 7 de abril de 2010 demos entrada ao processo de regularização junto ao MTE, iniciando uma jornada árdua, com muitos desafios e dificuldades a serem superadas.

2011/2014 – 1º e 2º CONGRESSOS E REGISTRO NO MTE

A FENASEPE entrou no ano de 2011 com uma estrutura estabelecida, com uma sede funcionando em Brasília, iniciando a formação de seu quadro funcional, se estruturando para atender as demandas das entidades estaduais, a organização do 1º CONASEPE e o atendimento às exigências do MTE para a regularização e reconhecimento da Federação.

Em abril de 2011, a Federação realizou o seu o 1º CONASEPE (1º Congresso Nacional da FENASEPE), em Brasília – DF, contando com a participação de 59 delegados e delegadas e 08 estados representados. Foram três dias de intenso debate, de troca de informações e experiências das realidades vividas nos diversos estados representados.

Ao final, foi eleita a 1º Direção Nacional da FENASEPE, com mandato de abril de 2011 a abril de 2014, com os principais eixos de luta voltados para a expansão da Federação e a regularização no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Contando com uma estrutura financeira muito aquém das necessidades para o atendimento às demandas de expansão, houve poucos avanços, mas mesmo assim a FENASEPE realizou o seu 2º CONGRESSO mais forte, mais estruturada e contando com um numero maior de Entidades Sindicais representadas.

Mesmo enfrentando muitas dificuldades financeiras para o atendimento ao grande desafio de consolidar a FENASEPE, todos os esforços foram concentrados para a realização do 2º Congresso Nacional e ao atendimento às exigências para o Registro no MTE.

Em abril/2014 foi realizado o 2º CONASEPE (2º Congresso Nacional da FENASEPE), na cidade de Tamandaré, no Estado de Pernambuco, contando com 79 Delegados e Delegadas, 11 Entidades e 9 Estados representados, que elegeu a nova Diretoria e renovou as prioridades já definidas no 1º CONASEPE, pertinentes à expansão da base de representação e o registro no MTE.

E no dia 16 de outubro/2014, o Registro da FENASEPE foi publicado no Diário Oficial da União.

2015 – DESAFIO: EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO

Vencemos uma importante etapa, com o registro da Federação no MTE, a Entidade está pronta para superar o grande desafio de expandir a sua base de representação e se afirmar como uma das maiores Federações do Brasil, um instrumento de luta que aglutine e unifique todos os Servidores/Empregados Públicos Estaduais do Brasil.

Filiado à

cut isp